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Da escuridão das cavernas à luz do conhecimento

Da escuridão das cavernas à luz do conhecimento: Divulgação de conhecimento e fortalecimento da sociedade na discussão de questões socioambientais em áreas cársticas.

Minas Gerais é o estado brasileiros que possui o maior número de cavernas conhecidas e grande parte delas encontra-se inserida em áreas com rochas calcárias e sob pressão de mineração, turismo, desmatamento e degradação em função das ações antrópicas diversas. Outros tipos de rochas como os quartzitos granitos e minérios de ferro, também apresentam cavernas com as mesmas pressões de uso pelo homem. No intuito de promover a sustentabilidade das atividades humanas, práticas e conceitos em educação ambiental vêm sendo utilizados, de diferentes formas, com o objetivo de mudar atitudes dos cidadãos em relação à conservação e uso de recursos naturais. No presente projeto, temos como objetivo realizar uma análise/interpretação comparativa de mudança de conhecimento, a partir de questionários aplicados, no início e no final de exposição de atividades educativas relacionadas a ecologia e conservação de cavernas. Nesse estudo serão consideradas as mudanças em relação às representações do ambiente de cavernas e importância de sua conservação, construídas por alunos do ensino médio e ensino superior em relação às representações dos temas abordados e estratégias metodológicas adotadas nas atividades de educação ambiental (aulas, cartilhas, palestras e exposições). A primeira etapa de coleta de dados será realizada com a aplicação de um questionário semiestruturado, envolvendo alunos de 5ª à 8ª série, sem conhecimento prévio do tema ecologia e ecologia e conservação de cavernas. Após a primeira etapa de coleta de dados investiremos num processo formativo em ecologia e conservação de cavernas através da educação ambiental. O estudo será constituído de três atividades independentes: (1) disponibilização de cartilhas informativas sobre ecologia e conservação de cavernas envolvendo alunos do ensino médio, (2) desenvolvimento de palestra para alunos do ensino médio, (3) realização de exposição para alunos do ensino médio. A segunda etapa de coleta de dados ocorrerá após a aplicação destas atividades utilizando os mesmos questionamentos aplicados na primeira etapa de coleta de dados. A interpretação dos dados será realizada a partir da análise comparativa dos mesmos entre a primeira e segunda etapa de coletas. A partir da comparação da análise/interpretação dos questionários aplicados no pré e pós atividades informativas, evidenciaremos como se dá o processo formativo em educação ambiental no contexto da ecologia e conservação de cavernas. Adicionalmente haverá o envolvimento da sociedade com a disponibilização de exposição itinerante em locais públicos. A coleta de dados com os alunos do ensino médio e exposições a sociedade serão realizadas em municipios de Minas Gerais de destaque em relação às atividades de uso de cavernas. A proposta caracteriza-se como um possível caminho para a imersão da Educação Ambiental no contexto escolar e na sociedade de forma crítica e transformadora.

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