Centro de estudos em
Biologia Subterrânea

Ex-alunos

Leopoldo Ferreira de Oliveira Bernardi

Leopoldo Ferreira de Oliveira Bernardi é Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência nas áreas de Ecologia e Taxonomia. Atualmente tem como principal tema de pesquisa a taxonomia e ecologia de ácaros associados a cavidades subterrâneas e áreas cársticas, com ênfase na ordem Opilioacarida (Parasitiformes).

CV:http://lattes.cnpq.br/4252893707324772

Maricélio de Medeiros Guimarães

Maricélio de Medeiros Guimarães é Biólogo pela UFG e Mestrando em Ecologia Aplicada na UFLA. Especialista na Ordem Chiroptera, trabalha com pesquisas relacionadas à fauna silvestre cavernícola e ao Patrimônio Espeleológico, atuando em estudos de levantamento e monitoramento de fauna cavernícola e quiropterofauna, caracterização da área de influência e do grau de relevância de cavernas. Membro do Espeleo Grupo de Brasília e do quadro de funcionários da Panorama Estudos Ambientais.

CV:http://lattes.cnpq.br/1761033553415565

Emanuelle Paixão

Emanuelle Paixão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, Minas Gerais) e mestre em Ecologia Aplicada pela mesma Universidade. Sua principal especialidade é a Ecologia Teórica e Modelagem de Redes Tróficas. Tem experiência em modelagem computacional de redes tróficas de sistemas subterrâneos.

CV:http://lattes.cnpq.br/7127543079591956

Erika Linzi Silva Taylor

Erika Linzi Silva Taylor é bióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Mestre em Ecologia Aplicada (2011) pela Universidade Federal de Lavras e doutora em Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de bioespeleologia, atuando principalmente nas áreas de ecologia de cavernas, fauna de invertebrados e microbiologia subterrânea.

CV:http://lattes.cnpq.br/4053952562818107

Luiz Felipe Moretti Iniesta

Luiz Felipe Moretti Iniesta é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Trabalha com biologia de cavernas desde 2011, atuando na área de taxonomia de diplópodes e ecologia de invertebrados cavernícolas. Mestre em Ecologia Aplicada pela UFLA. Sua dissertação visou a proposição de áreas prioritárias para a conservação de cavernas no sul de Minas Gerais.

CV:http://lattes.cnpq.br/7585546672575774

Ludson Neves de Ázara

Ludson Neves de Ázara é graduado do curso de Ciências Biológicas e mestre EM Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Desenvolveu projeto de levantamento faunístico e definição de áreas prioritárias de conservação para o Parque Estadual do Sumidouro. Sua dissertação teve como objetivo gerar uma sinopse da Opiliofauna (Gonyleptoidea) cavernícola brasileira.

CV:http://lattes.cnpq.br/4345253755018426

Ana Caroline Oliveira Vasconcelos

Ana Caroline Oliveira Vasconcelos é graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desenvolveu em sua Iniciação Científica trabalhos com taxonomia e descrição de novas espécies do gênero Charinus (Amblypygi) de cavernas brasileiras.

CV:http://lattes.cnpq.br/5775025335792828

Xavier Prous

Xavier Prous é Bacharel em Ciências Biológicas (2000) e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua na Bioespeleologia desde 1998. Sua dissertação abordou o ecótone entre os ambientes epígeo e hipógeo na Lapa do Mosquito - MG. Foi Coordenador e professor do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Pitágoras. Atualmente é Bioespeleólogo Master da Vale S.A., atuando principalmente na pesquisa e processos de licenciamento associados à cavidades em litologias ferríferas.

CV:http://lattes.cnpq.br/3261532894385951

Matheus Henrique Simões

Matheus Henrique Simões é Biólogo e mestre em Ecologia Aplicada. Vinculado ao Centro de Estudos em Biologia Subterrânea desde o ano de 2011, onde desenvolveu dissertação intitulada “Diversidade de invertebrados cavernícolas: subsídios para determinação de cavernas e áreas prioritárias para conservação no noroeste de Minas Gerais”. Atualmente atua como Analista Ambiental na empresa Ativo Ambiental LTDA, onde coordena a equipe de bioespeleologia em projetos de relevância espeleológica.

CV:http://lattes.cnpq.br/9895401489115668

Ana Paula Bueno da Silva

Ana Paula Bueno da Silva é bióloga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente trabalha como Bióloga Plena na empresa Carste Consultores Associados, com envolvimento em estudos específicos de Bioespeleologia para fins de licenciamento ambiental de empreendimentos minerários e de infraestrutura.

CV:http://lattes.cnpq.br/8026463538890873

Robson de Almeida Zampaulo

Robson de Almeida Zampaulo é biólogo pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004) e Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2010). Espeleólogo há dez anos e especialista em ecologia de ecossistemas subterrâneos com ênfase em diversidade de invertebrados cavernícolas. Na consultoria ambiental, coordenou diferentes trabalhos de relevância espeleológica nos estados de Minas Gerais e Pará. Atualmente é Analista de Meio Ambiente na Gerência de Espeleologia da Vale.

CV:http://lattes.cnpq.br/0159146240464433

Thais Oliveira do Carmo

Thais Oliveira do Carmo é Bióloga e mestre em Ecologia Aplicada.  Sua dissertação, defendida em 2010, foi entitulada: "Psocoptera em Cavernas do Brasil: Riqueza, Composição e Distribuição". Após a conclusão do mestrado, trabalhou por dois anos e meio na Carste Consultores Associados, com levantamento da fauna cavernícola para a confecção de EIA/RIMA. Atualmente trabalha como Fiscal Ambiental na Prefeitura Municipal de Sumaré - SP.

CV:http://lattes.cnpq.br/4261131733648966

Amanda Ueti

Amanda Ueti é Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Desenvolveu seu projeto de mestrado com ecologia de vertebrados associados a cavidades artificiais no Estado de Minas Gerais. Sua principal especialidade são os quirópteros, com os quais trabalha desde a graduação.

CV:http://lattes.cnpq.br/8895178288593234

Francisco Alexandre Sampaio

Francisco Alexandre Sampaio é licenciado em ciências biológicas, mestre em Ecologia Aplicada da UFLA, em cujo projeto pesquisou sobre a capacidade natatória de peixes epígeos e hipógeos com objetivo de entender os aspectos ecológicos relacionados aos peixes nestes diferentes ambientes bem como suas habilidades que os permitem viver nestes locais. Atualmente é professor do Instituto Federal Baiano, campus Santa Inês, lecionando para os alunos dos cursos  de Biologia e Zootecnia.

CV:http://lattes.cnpq.br/5109239437425093

Diego de Medeiros Bento

Diego de Medeiros Bento é Biólogo e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ingressou no CECAV em 2006. Atualmente coordena a Base Avançada do CECAV no Rio Grande do Norte, com atuação em todo o Nordeste, cujas atividades contemplam desde a prospecção espeleológica e espeleotopografia até a caracterização ambiental (biológica e geológica) e definição de áreas prioritárias para conservação do patrimônio espeleológico.

CV:http://lattes.cnpq.br/6523092826116933

Isabel Pires Mascarenhas Ribeiro de Oliveira

Isabel Pires Mascarenhas Ribeiro de Oliveira é Geógrafa formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras  (2008). Atua nos Campos de Espeleologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrografia e Patrimônio Natural tendo trabalhos e estudos publicados nestas áreas. Tem experiência como analista ambiental, técnica do meio físico em projetos ambientais e coordenação de projetos. Atualmente é Gerente de Projetos da Brandt Meio Ambiente onde coordena estudos de prospecção, topografia, diagnóstico e monitoramento de cavernas em todo o Brasil e estudos de impacto ambiental.

CV:http://lattes.cnpq.br/3797484867876280

Marina Izabel Grave Ferreira

Marina Izabel Grave Ferreira é graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desenvolveu, em sua Iniciação Científica, trabalhos com taxonomia e descrição de uma nova espécie de barata troglóbia de Minas Gerais, bem como com diversidade e distribuição de barbeiros do gênero Zelurus em cavernas do Brasil.

CV:http://lattes.cnpq.br/3047030134046140

Desenvolvido por Inovar Digital