Centro de estudos em
Biologia Subterrânea

Pós-graduação

Marcus Paulo Alves de Oliveira

Marcus Paulo Alves de Oliveira é Biólogo pela Universidade Federal de Lavras e mestre em Ecologia Aplicada pela mesma universidade. Possui experiência em estudos de invertebrados em sistemas subterrâneos de diversas litologias, como consultor e pesquisador, sendo sócio fundador da empresa Bioespeleo Consultoria Ambiental. Participa de projetos de inventariamentos bioespeleológicos nas principais áreas em minério de ferro do país, tendo amplo conhecimento da fauna associada a estes ambientes. Também possui experiência em trabalhos sobre comportamento de invertebrados cavernícolas. Atualmente desenvolve sua tese de doutorado com cavernas ferruginosas na região de Carajás.

CV:http://lattes.cnpq.br/1596794265472410

Lucas Mendes Rabelo

Lucas Mendes Rabelo é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atua em espeleologia desde 2008, quando começou a participar de projetos de prospecção e mapeamento de cavidades naturais. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA), executando um projeto referente à definição de áreas prioritárias para conservação no estado de Minas Gerais.

CV:http://lattes.cnpq.br/8627104732040215

Rafaela Bastos Pereira

Rafaela Bastos Pereira é bacharel em Ciências Biológicas e mestranda em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Iniciará em 2014 o Doutorado em Ecologia Aplicada na mesma instituição. Atualmente trabalha com taxonomia e ecologia de Amphipoda (Crustacea), com ênfase no gênero Hyalella. O objetivo geral do projeto de doutorado é estudar a ecomorfologia de Amphipoda de diferentes famílias, os quais habitam cavernas do nordeste brasileiro.

CV:http://lattes.cnpq.br/9344066743037851

Gabrielle Pacheco

Gabrielle Pacheco bióloga pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É aluna do programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada da UFLA, onde desenvolve seu projeto de dissertação referente à ecologia e conservação de invertebrados cavernícolas da Guatemala.

Vanessa Mendes Martins

Vanessa Mendes Martins é Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG), tem experiência em docência e Educação Ambiental. Mestranda em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras, atualmente trabalha com ecologia de macroinvertebrados bentônicos em cavernas.

CV:http://lattes.cnpq.br/8534681719376303

Rodrigo Antônio Castro Souza

Rodrigo Antônio Castro Souza é biólogo pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é mestrando em Ecologia Aplicada pela mesma Universidade. Se projeto de dissertação diz respeito à ecologia, comportamento, bioacústica e taxonomia de Endecous de cavernas da região de Pains, Minas Gerais.

CV:http://lattes.cnpq.br/7748349895138859

Jennifer de Sousa Barros

Jennifer de Sousa Barros é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuando como consultora e pesquisadora possui experiência em ecologia de mamíferos com enfase em Chiroptera. Atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras,com estudo referente à ecologia de morcegos em cavidades naturais.

CV:http://lattes.cnpq.br/8536465543919602

Luana Zurlo Fonseca

Luana Zurlo Fonseca é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em ecologia, diversidade e funções ecológicas de formigas e seu uso como bioindicadoras. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras, e seu projeto irá abranger o estudo da diversidade e composição de espécies de formigas em cavernas ferruginosas e suas respectivas áreas de influência.

 

CV:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4087982D1

Rafael Costa Cardoso

Rafael Costa Cardoso é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013) e trabalha com cavernas desde 2008. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), tendo como projeto a definição de áreas prioritárias para conservação na região cárstica de Aurora do Tocantins e Dianópolis - TO.

CV:http://lattes.cnpq.br/6144566549181211

Renato Gatti Fernandes

Renato Gatti Fernandes é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Com experiência acadêmica em ecologia de Chiropteros, principalmente parasitismo, atuou na área de consultoria envolvendo amostragens de vertebrados e invertebrados em cavidades naturais desde 2014. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada na Universidade Federal de Lavras, tem como linha de pesquisa o entendimento da composição de espécies morcegos e sua ocorrência em cavernas.

CV:http://lattes.cnpq.br/8113149060404188

Antônio Júlio de Moura Chaves

Antônio Júlio de Moura Chaves é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência em ecologia, trabalhando principalmente com peixes. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada na Universidade Federal de Lavras tendo como projeto o estudo de populações de bagres encontrados em cavernas na região de Pains.

Roberta Fernanda Ventura Cerqueira

Roberta Fernanda Ventura Cerqueira é licenciada em Ciências pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Têm experiência em bioecologia e sistemática de flebotomíneos. Atualmente é mestranda no programa de Pós Graduação em Ecologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

CV:http://lattes.cnpq.br/4391773001432244

Augusto Milagres e Gomes

Augusto Milagres e Gomes é biólogo, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), e atualmente cursa mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na mesma instituição. Desde 2011, atua em temas relacionados à ecologia e conservação de morcegos e ecossistemas cavernícolas. Trabalha também com divulgação científica, valendo-se da fotografia como principal meio de atuação, de forma a valorizar, difundir e popularizar a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros.

CV:http://lattes.cnpq.br/9773966562297635

Desenvolvido por Inovar Digital